Wednesday, October 13, 2004

E se der empate?

Nos Estados Unidos, a eleição para presidente é em formato de Colégio Eleitoral. Cada Estado tem um número proporcional de votos, e fatura o Estado (e todos os seus votos) o candidato que receber a maioria dos votos válidos. O partido vencedor no Estado escolhe então seus delegados, que vão mais tarde depositar seu voto (houve alguns traidores, mas poucos); se não me engano, o total de delegados é 528. Numa eleição presidencial como essa, em que todas as pesquisas de opinião estão registrando empate técnico, começa-se a imaginar o perigoso cenário de um empate. Perigoso porque, nesse caso, quem decide é a Câmara dos Deputados, onde o partido Republicano tem maioria.

É realmente terrível para a democracia que os Estados Unidos mantenham a estrutura de Colégio Eleitoral, e não eleição direta, para decidir quem ganha a eleição para presidente. Os defensores do sistema diziam que era impossível alguém ganhar no voto popular e perder no Colégio Eleitoral, mas isso foi desmentido em 2000, quando Gore obteve a maioria dos votos da população, mas perdeu no Colégio Eleitoral, numa aliás ilegítima vitória de Bush no Estado da Flórida. Na Flórida, a contagem dos votos foi um escândalo, e grande parte dos votos considerados inválidos por motivos altamente discutíveis (exemplo, máquina de furar não teria furado a bolinha no nome do Gore totalmente, dando origem às famosas "hanging chads"), foram dos bairros de moradores negros, democratas na maioria. Bem, teve muito mais roubalheira, desde o fato de a comissão eleitoral ser presidida na Flórida por uma partidária de Bush (aquela perua de cílios postiços, lembram?) até a decisão final evitando a recontagem ter partido de uma corte de justiça de maioria conservadora e pró-Bush. Eleição decidida no tapetão.

Bem, resta torcer para que Kerry ganhe votos suficientes para evitar o empate, ou qualquer manobra republicana na Florida ou outro Estado.

Hoje à noite tem debate, e nos últimos dois confrontos televisivos com Bush, Kerry cresceu junto ao eleitorado. O que vai atrapalhar a audiência hoje, no entanto, é o jogo de baseball entre os New York Yankees e Boston Red Sox (time do Kerry).