Saturday, November 06, 2004

Meu candidato para 2008


Filho de um africano do Kenya e de uma americana do Kansas, Barack Obama é a mais nova estrela do Partido Democrata. Eloqüente, cheio de carisma, ele tem amigos até na oposição. Comunica-se à vontade com os cidadãos, seja no dialeto dos brancos da elite, dos negros dos projetos habitacionais, ou dos trabalhadores blue collar ou fazendeiros do interior do Illinois. Sempre teve a coragem de dizer que é contra a guerra no Iraque e contra o NAFTA. Mas também tem a coragem de dizer diante de uma platéia de sindicalistas que ele é contra o protecionismo. Formado em Harvard, e dando aulas de direito na Universidade de Chicago, ele começou sua carreira trabalhando para comunidades pobres da cidade, principalmente na defesa de direitos de emprego e moradia. Diz que ser professor de direito constitucional é um excelente treino para sua carreira política, pois volta e meia ele tem que pesquisar e responder questões sobre temas complicados como aborto e casamento gay.

Perguntado sobre como ele consegue se comunicar tão bem com o público rural branco, ele responde: "Porque esses são os meus avós maternos. A comida que eles servem é a mesma que os meus avós serviam. Suas maneiras, suas sensibilidades, seu senso de certo e errado, tudo isso é familiar pra mim." Ao mesmo tempo, Obama se identifica como um negro. E embora não tivesse muito contato com o pai africano, que deixou sua mãe quando ele ainda era pequeno, e hoje é falecido, Obama foi em busca de suas raízes no vilarejo do Kenya onde seu pai nasceu.

Ou seja, Obama consegue transpor barreiras raciais, culturais e econômicas e conquistar um eleitorado diverso. Ele sabe como transmitir uma mensagem positiva e otimista, e tem uma religiosidade autêntica sem ser moralista ou preconceituosa. Pra mim, esse é o homem. E 2008 pode ser uma parada dura, se os republicanos vierem com Schwarzenegger como candidato.

Mais detalhes sobre o perfil de Obama você pode ver nessa matéria da New Yorker (antes de ele se eleger pro Senado nacional) ou no blog da vitoriosa campanha dele para o Senado.