Monday, December 06, 2004

As (irritantes) melhores da Rolling Stone

A revista Rolling Stone publicou semana passada uma edição especial com as "500 melhores músicas de todos os tempos". Dentro da revista é que se explica que são as melhores da era do rock'n roll, mas mesmo assim, achei que o tal júri 5 estrelas fez uma seleção que mais parece programação de rádio de classic rock de cidade do interior. Em primeiro lugar, vem "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan. Tudo bem, a letra é bonita, mas a melodia é pobre e repetitiva. Como eu aprecio muito também a importância de uma linda voz para enriquecer uma canção, que me perdoe minha amiga Fernanda, mas ouvir a voz do Dylan está longe de se comparar ao prazer de ouvir uma Ella Fitzgerald ou mesmo o Paul McCartney. A canção que ganhou o segundo lugar foi "Satisfaction", dos Rolling Stones, uma música que pode ser muito legal para animar festinha de colégio, mas que está longe de representar um exemplo de riqueza lírica, harmônica e melódica. Sinceramente, o rock apresenta coisa muito melhor para figurar nos primeiros lugares. Chequem a lista e me digam se não concordam comigo.