Wednesday, January 05, 2005

Basquete + casamento estável = ibope?

Para quem mora nos Estados Unidos ou assiste a TVs a cabo no Brasil, já deu para perceber que a cada semana surge um novo reality show com as premissas mais imbecis e com um elenco mais desinteressante que outro. Bem, pelo menos essa é a minha opinião, mas claro que milhões de espectadores parecem interessadíssimos em saber quem será o próximo demitido no programa de Donald Trump, ou ouvir a análise psicológica que um castaway do Survivor com QI 80 tem a fazer sobre seus companheiros de programa. Uma colega aqui do meu trabalho é inexplicavelmente obcecada por "America's Top Model", onde uma dúzia de anoréxicas se digladiam pela chance de conseguir um contrato como modelo. Esses dias, estréia "Who's your daddy?": uma loura com altas doses de botox e colágeno no rosto, que foi adotada quando bebê, tem que descobrir, entre um grupo de homens maduros, quem é o seu pai biológico. O formato do programa lembra o "The Bachelorette", só que em vez de escolher um namorado, ela escolhe o melhor pai. Se acertar quem é o pai verdadeiro, ela leva 1 milhão de dólares. Entidades de adoção, aliás, estão protestando contra a estupidez desse programa.

Claro que nem todo reality show emplaca junto ao público. Um desses flops é o "The Biggest Losers" (título bem apropriado) da NBC, onde um grupo de obesos compete pra saber quem emagrece mais e mais rápido. E agora, periga de o nosso time de basquete, o Sacramento Kings, se tornar o centro de mais um desses fracassos. Porque eu não acredito que um reality show mostrando a vida de casado de um jogador mediano e feinho com sua esposa grudenta se tranforme em hit na VH1.

E por falar em Kings, nessa temporada nós estamos sendo salvos pelos incríveis rookies Maurice Evans, que quebrou a escrita contra o Knicks ontem, e Kevin Adams, que enfiou a bola no meio das pernas do San Antonio Spurs no domingo.