Monday, December 13, 2004

Do they know it's Christmas?



Treze de Julho de 1985. Eu aproveitava as férias para pegar uma praia em Ipanema e recarregar as baterias naquele ano de intensos estudos para o vestibular. Meu namorado se chamava Vítor e estudava Teatro. As pessoas vestiam terninhos coloridos com manga arregaçada e ombreiras. Muitos usavam o cabelo estilo "mullet" (lembram do Evandro Mesquita na época da Blitz?). O Vítor chegou a ter uma versão mild desse corte de cabelo, mas logo voltou ao normal. O meu cabelo era curtinho, na linha pixie. No rádio, tocavam músicas abomináveis de grupos -- felizmente já extintos, ou então tocando apenas em casas de show de interior -- como Simple Minds e Tears For Fears. Nas festas de amigos, ou em boates, a gente dançava ao som de Titãs ou Paralamas ou Legião Urbana, de um jeito engraçado, com os braços esticados pra baixo, movendo os ombros, jogando para trás uma perna de cada vez, em pulos ritmados, e tentando esbarrar nos outros. Era uma imitação dos punks, mas bem tame.

Toda essa nostalgia me veio à cabeça quando meu marido fez um insólito pedido de presente de Natal. Queria a recém-lançada caixa de quatro DVDs dos concertos Live Aid, de 13 de Julho de 1985, que foram feitos simultaneamente em estádios de Londres (Wembley) e Philadelphia (JFK), com os maiores nomes da música da época. Achei estranho o pedido, porque ele detesta a música da década de oitenta, mas acontece que entre os one-hit wonders e malas como Kenny Loggins, Adam Ant, Simple Minds, Madonna e Phil Collins, têm shows de gente bacana como The Cars, Pretenders, David Bowie, Elvis Costello, Mick Jagger, Queen, The Who, Bob Dylan, Paul McCartney, Eric Clapton, Elton John... Enfim, um menu variadíssimo. Os DVDs chegaram e ele não agüentou esperar até o Natal. Já rimos muito com os cortes de cabelo (mullets galore...), roupas e afetação de bandas como Spandau Ballet e um tal de Nik Kershaw, do qual nunca ouvimos falar. Nossa, como tinha baranga na platéia inglesa! Era uma moda de umas camisetas cavadas, sem sutiã, festival de saggy boobs. Bem, fora o fator nostalgia e humor, comprando esse DVD você está contribuindo para o Band Aid Trust, que trabalha para aliviar a fome na África. De 1985 até o lançamento desses DVDs, em novembro último, o Band Aid Trust já tinha mandado 144 milhões de dólares para projetos contra a fome em Burkina Faso, Chad, Eritréia, Etiópia, Mali, Níger e Sudão.

O Live Aid/Band Aid foi concebido pelo roqueiro inglês Bob Geldof (aquele que trabalhou no filme do Pink Floyd, The Wall, outro marco dessa época). Meses antes do show, Band Aid lançou o hit natalino que até hoje torra o saco nas rádios em todo Natal, "Do They Know It's Christmas", (cantores famosos de diferentes estilos como Bono e George Michael cantam trechos e todos se juntam no coro "We know, u-oh, oh, let them know it's Christmas time...") Mas tá valendo, já que a causa é mais que nobre. Eu mesma me pego cantarolando... Essa música tá incluída no DVD, bem como o outro staple de caridade musical natalina, "We are The World", concebida por Michael Jackson e que vale pelo belo solo do finado Ray Charles.