Friday, February 04, 2005


Howard Dean levantou, sacudiu a poeira e parece que vai dar a volta por cima. Ao que tudo indica, ele vai ganhar a presidência do Partido Democrata (Democratic National Comittee), na eleição que acontece próximo dia 12. Ele precisa de 224 votos dos 447 membros do Comitê, e já garantiu 250 intenções de voto.

Pra quem não lembra, Dean apareceu no início de 2004 como favorito nas primárias do partido para candidato à presidência dos Estados Unidos. Ele energizou a base ao se opor frontalmente à guerra no Iraque -- ao contrário dos democratas moderados --, movimentou a militância em todo o país e conseguiu uma quantia milionária de doações individuais através de blogs na Internet. Mas foi derrotado fragorosamente nas primárias, depois de uma campanha da mídia que tentou pintá-lo como o radical que ele não é.

Agora, as mesmas bases que queriam Dean como candidato para enfrentar Bush estão em campanha para que ele se torne o chairman do Partido, e injete energia nos Democratas, que não estão conseguindo levar sua mensagem de forma contundente ao público americano e permitiram que o chimpanzé Bush ganhasse a presidência pela segunda vez. Ao contrário dos democratas moderados e conservadores, Dean não acha que a resposta para o Partido é ficar mais parecido com os republicanos para ganhar a eleição, e sim saber mostrar como e por que o programa democrata é melhor. Dean promete ser incansável na presidência do partido para evitar a vitória de qualquer republicano em qualquer dos 50 estados do país. Quer ganhar mais espaço entre os eleitores latinos e rurais. Aumentar o recrutamento de novos talentos políticos e a filiação partidária, bem como a presença do partido em comunidades locais. Reforçar o marketing do partido de forma a rivalizar com a atual máquina republicana, que tem conseguido dominar os espaços na mídia.

Desejo boa sorte pra ele nessa eleição. Mas principalmente, que uma vez eleito, consiga implementar seus planos e tirar os republicanos do governo em 2008.

Update em 12 de Fevereiro: Howard Dean já é o chairman do DNC. Yeeeeeeeaaaaaaaah!!!