Friday, March 04, 2005

Os melhores discos da MPB

O ótimo blog do meu amigo Idelber Avelar, O Biscoito Fino e a Massa, está promovendo a eleição dos 15 melhores discos da MPB. Todo mundo pode participar, com uma lista de seus 10 discos brasileiros preferidos (coletânea não vale). Eu estava trabalhando a minha listinha, e percebi que nem sempre o seu compositor ou cantor ou banda preferida têm o melhor disco; alguns dos meus ídolos acabaram nem entrando nessa minha lista dos melhores álbuns. Se fosse para votar na obra completa, era bem mais fácil. Mas para votar no melhor disco, você tem que analisar cada um individualmente, para ver qual conjunto de músicas é o mais bonito e inspirado, ou que foi mais importante na sua vida. Se você não tem memória de elefante para ter certeza da lista de músicas de cada álbum, é só pesquisar no Clique Music. A votação vai acontecer nesta segunda-feira, 7 de março, mas eu já estou com meu voto pronto e vou revelar aqui, justificando o porquê de cada escolha.

1 - Chico Buarque – Chico Buarque (1978)
Músicas preferidas: quase todas. São obras primas que retratam desde a exaustão e revolta com o regime militar, até a tristeza de romances rompidos, ou crônicas sociais. Apesar de Você, Cálice, Feijoada Completa, Trocando em Miúdos, Pedaço de Mim, Homenagem ao Malandro, O Meu Amor, Pivete, Tanto Mar.

2 - Clube da Esquina - Milton Nascimento e Lô Borges (1972) – Clássico, romântico, nostálgico. Minhas preferidas: Tudo que você podia ser, Nada será como antes, Trem azul, Paisagem da Janela, Um girassol da cor do seu cabelo, Cais, etc.

3 - O Passo do Lui - Paralamas (1984)
Para quem viveu a adolescência nessa época, esse disco não saía da vitrola, e não havia festa em que a gente não pulasse muito ao som dessas músicas. Delicioso de ouvir até hoje. Minhas preferidas: Meu erro, Óculos, Me liga, Mensagem de amor, Fui eu, Romance ideal, Assaltaram a gramática, Ska.

4 - Caetano Veloso – Caetano Veloso (1967)
Foi quando Caetano, já no início, disse a que veio. Músicas preferidas: Alegria, alegria, Tropicália, Superbacana, Soy loco por tí America.

5 - Bicho - Caetano Veloso (1977)
Algumas canções já tocaram tanto que ninguém agüenta mais, viraram clichê de rodinha de violão, mas ainda assim acho lindíssimas. Adoro o baixo de Odara, e a declaração de amor ao filho em Leãozinho. Músicas preferidas: Odara, Leãozinho, Índio, Gente, Tigresa.

6 - Chega de Saudade - João Gilberto (1959)
Essas músicas até hoje figuram entre os clássicos mundiais da bossa nova, com versões em várias línguas, mas as interpretações de João Gilberto ainda são as mais originais e sofisticadas. Esse disco tem Chega de Saudade, Desafinado, Brigas nunca mais, Saudade fez um samba, Bim bom, Oba-la-lá.

7 - Realce – Gilberto Gil (1979)
O Gilberto Gil para mim estaria no topo da lista pelo conjunto da obra, mas já que a votação era por disco, eu coloquei aqui os que agrupavam o maior número de músicas bonitas, o Realce e depois o Luar. Outros discos têm músicas sensacionais, como o Refazenda e Refavela, mas as músicas chatas atrapalham o conjunto. Não quis votar no Unplugged porque, para mim, equivale a uma coletânea. No álbum Realce, minhas preferidas são: Realce, Super Homem, Toda menina baiana, Não chore mais, Marina.

8 - Luar - Gilberto Gil (1981)
Músicas preferidas: Palco (uma das músicas mais alto astral de toda a MPB), Se eu quiser falar com Deus (gente, o que são aqueles vocais da Jane Duboc, mais pro fim da canção? E a letra é linda demais, mesmo para que é ateu), Cores vivas.

9- Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo – Cássia Eller (1999)
Qualquer disco da Cássia Eller é bom, porque ela é uma das melhores cantoras do mundo. Músicas preferidas nesse disco: Palavras ao vento, O segundo sol, As coisas tão lindas, Meu mundo ficaria completo, Um branco, um xis, um zero.

10 – Luz – Djavan (1982)
Só quem viveu aquela época pode entender o impacto desse disco. Samurai era um delírio, dançante, jazzy, e com a participação da gaita de Stevie Wonder. Pétala era a maior mela-cueca daquela geração. E Sina, um gostoso ritmo de afoxé. Açaí virou sucesso também na voz de Gal Costa. Músicas preferidas: Pétala, Sina, Samurai, Açaí, Esfinge.

Pois então, concorde ou não com a minha seleção dos melhores discos da MPB, vai lá no Idelber segunda-feira e vote!!!!