Tuesday, July 12, 2005

Corrente de Cinema

A minha amiga Fernanda Guimarães Rosa, no seu blog Cinefilia, me passou adiante essa corrente sobre cinema.

1) Qual o seu filme favorito?
Difícil escolher um só, então farei uma pequena lista: Giant (1956), Vertigo (1958), Sleepless in Seattle (1993), Casablanca (1942), Manhattan (1979), Forrest Gump (1994), The Player (1992), Olhos Negros/Oci Ciornie (1987), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988) etc...

2) Qual o último DVD que você comprou?
Não foi de filme, foi o do TV Pirata. Comprei nas minhas férias no Brasil, para me lembrar do programa humorístico que eu adorava nos anos 80. Já assisti mais ou menos a metade. Ri muito com um dos meus quadros favoritos, aquele em que a socialite da Regina Casé é soterrada em sua cobertura, e resgatada por aquele mexicano especializado em salvar pessoas em escombros. Sempre esticando o rosto com as mãos, Regina Casé tem um chilique quando colocam nela aquele cobertor de pobre e, mal agradecida, ainda manda o "chicano imundo" tirar as mãos de cima dela. Antológico.

3) Quais os últimos 5 filmes que você viu?
Ai, memória... Bem, foram todos em DVD/televisão: Finding Neverland, The Aviator, Eternal Sunshine of the Spotless Mind (pela segunda vez), Sideways, Diários da Motocicleta.

4) Qual o melhor filme brasileiro de todos os tempos?
É difícil responder isso, pois não assisti alguns dos que são considerados como os melhores (a Fer, por exemplo, tascou "Bye Bye Brasil", que ainda não assisti). Dos que eu vi, gostei mais de Central do Brasil e Cidade de Deus; lembro ter gostado bastante de Macunaíma também, mas já faz muito tempo. Estou super curiosa para ver Amarelo Manga, que tantos elogiaram ano passado mais ainda não tive oportunidade de ver aqui nos Estados Unidos.

5) Qual o seu diretor/ator/atriz/gênero favoritos no cinema?
Lá vai uma listona de novo...
Diretores: Hitchcock, Woody Allen, Robert Altman, Cohen Brothers, Nora Ephron
Atores: Jack Nicholson, Sean Penn, Tim Robbins, Robert de Niro, Marlon Brando, Johnny Depp, Russel Crowe, William H. Macy, Jude Law, Kevin Spacey, Don Cheadle...
Atrizes: Susan Sarandon, Diane Keaton, Fernanda Montenegro, Marília Pera, Julianne Moore, Emma Thompson, Kate Winslet, Annette Benning, Frances McDormand.
Gênero: Comédia romântica.

6) Para quem você passa essa corrente adiante?
Para my regular readers que eu sei que curtem cinema e vão fazer listas bem bacanas (se quiserem e tiverem tempo -- sem pressão, galera, pode interromper a corrente na boa): Fernando, Christiana, Laurinha, Rosebud, Megui.