Monday, July 11, 2005

Imprensa finalmente mostra "cojones"

Demorou. Mas hoje, mais de uma semana depois de a Newsweek revelar o envolvimento do Chefe da Casa Civil e principal conselheiro do presidente, Karl Rove, na delação do nome de uma agente secreta da CIA para alguns repórteres, para se vingar do marido dela (ler post abaixo), o Corpo de Jornalistas que faz a cobertura da Casa Branca finalmente resolveu acordar e fazer as perguntas devidas à administração Bush. A entrevista coletiva do porta-voz da presidência, Scott McLellan, esta tarde, ao WH Press Corps, foi um show dos repórteres e um vexame para o governo. Veja este ótimo trecho em que jornalistas massacram o porta-voz McLellan:

David Gregory, NBC News: O Karl Rove cometeu um crime?

McLellan: David, a investigação está em curso, então não vamos comentar sobre isso.

DG: O senhor continua honrando a sua afirmação do outono de 2003, quando o senhor foi perguntado especificamente sobre Karl Rove, Eliot Abrams e Scooter Libby, e respondeu que "eu falei com cada um desses senhores, e todos me responderam que não têm nada a ver com o caso"? O senhor continua a confirmar esta declaração?

McLellan: Na época eu falei também que, para contribuir para as investigações, não iríamos comentar nada além sobre o caso.

DG: Scott, isso é ridículo. A noção de que você chega agora na nossa frente, depois de já ter comentado sobre o caso antes naquele nível de detalhamento, e de repente por algum motivo, não pode mais comentar nada. As declarações anteriores foram públicas. O senhor as confirma ou não?

McLellan: Como você, eu sei muito bem o que foi dito antes. E terei o maior prazer de comentar sobre isso no momento apropriado. O momento apropriado será quando a investigação...

DG: Quando é apropriado?

McLellan: Deixe-me concluir...

DG: Não, o senhor não vai concluir nada, não está dizendo nada. O senhor já esteve aí nesse mesmo pódio afirmando que Karl Rove não estava envolvido. E agora nós descobrimos que ele falou sobre a mulher do [ex-embaixador] Joseph Wilson. Então o senhor não acha que deve uma explicação ao público americano? Ele está envolvido no caso ou não? Porque, ao contrário do que você disse antes, [Rove] realmente falou sobre [Valerie Plame], não é?

McLellan: Haverá o momento certo de se falar isso, agora não é a hora certa.

DG: O senhor acha que o povo vai aceitar isso que o senhor está dizendo hoje?

McLellan: Mais uma vez, eu já respondi a isso.

Terry Moran, ABC News: Você está numa situação complicada aqui, Scott (Risos da platéia). Porque você comentou e chegou a dizer os nomes de Rove, Abrams e Libby como não estando envolvidos, mesmo depois da investigação já iniciada. Agora que Rove já foi praticamente flagrado como tendo vazado a informação, de repente o senhor vem com o maior respeito pela santidade da investigação criminal.

(...)

McLellan: Eu agradeço as suas perguntas. Pode continuar perguntando, mas você já tem a minha resposta.

TM: Bem, nós VAMOS continuar perguntando. Quando que o presidente soube que Karl Rove conversou com um repórter sobre o envolvimento da mulher do ex-embaixador Wilson na viagem dele para a África?

McLellan: Eu já respondi às suas perguntas.

TM: Ao final das investigações, o presidente será coerente com sua afirmação inicial de que irá demitir quaisquer que sejam os envolvidos no vazamento [do nome da agente da CIA]?

McLellan: Falaremos sobre isso ao final das investigações.

TM: Já que o próprio advogado de Rove já falou publicamente sobre o assunto, por que comprometeria a investigação falar sobre isso aqui?

McLellan: Bem, algumas das autoridades responsáveis pelas investigações expressaram o desejo que não comentássemos sobre o assunto.

TM: Scott, há uma diferença entre comentar sobre uma investigação e tomar uma providência depois que se toma conhecimento dos fatos...

E McLellan nem o responde dessa vez. Mas os repórteres cumpriram muito bem o seu papel em questionar a incoerência do governo sobre o caso, exigir uma explicação para o povo americano, e expressar sua insatisfação com a postura da administração Bush em não tomar qualquer decisão sobre Rove. Essa entrevista está em mãos de todos os jornais e redes de TV americanas, já foi linkada por toda a blogosfera de esquerda. Mas resta saber como a mainstream media vai cobrir o fato - se continuará na linha dos repórteres questionadores, ou se vai silenciar-se, cúmplice.