Wednesday, February 09, 2005

Lacinho divide as duas Américas

Primeiro, era apenas um carro de uma republicana no estacionamento do prédio onde eu trabalho. Aos poucos, comecei a ver essa praga grudada na parte de trás de veículos, com cada vez mais freqüência, nas ruas da cidade e freeways. Se você mora nos EUA, deve saber do que estou falando. É aquele ímã emborrachado em forma de laço amarelo, com a inscrição "Support our troops" -- mais um dos slogans apropriados pela direita americana para confrontar quem se opõe à guerra no Iraque. Aliás, já na época da guerra do Vietnam, os reaças tentavam passar a falácia de que protestar contra a guerra é o mesmo que criticar ou torcer contra as tropas americanas. Support our troops me irrita porque nada mais é que um eufemismo para Support the war. Se alguém trabalha contra as tropas, é o governo Bush, que mandou-as para morrer e serem mutiladas no Iraque por um motivo mentiroso (as weapons of mass destruction que comprovadamente nunca existiram). E os babacas que colam o yellow ribbon no carro me causam a mesma ojeriza, porque continuam enchendo a pança de comida no sofá, arrotando macheza, assistindo às suas corridas de Nascar ou jogos de football, votando no Bush, dirigindo seus gigantescos pick-up trucks e S.U.Vs -- contribuindo apenas para poluir o ambiente e gastar mais petróleo e aumentar a sanha de Cheney por pilhar os recursos do Iraque -- enquanto os pobres miseráveis de uniforme passam por maus bocados no Oriente Médio. Os milhares de soldados americanos mortos e os que continuam se borrando de medo lá em Bagdá agradecem com certeza o seu apoio de colocar essa porra de lacinho amarelo no seu carro. Support my ass.

"Ah", mas alguns de vocês podem dizer, "alguns dos lucros da venda do yellow ribbon vão para mandar uma comidinha extra para o pessoal servindo no Iraque". Putz, imagina a alegria do marine, que não vê uma comida caseira há dois anos, ao se deparar com uma porção extra de beef jerky ou aquela barra de chocolate Butterfinger que vai fazer o dente dele apodrecer e cair de vez lá no deserto.

O laço amarelo grudado no carro é uma lembrança constante da divisão em que o país se encontra. Os americanos que se opõem à guerra consideram o yellow ribbon praticamente um insulto. E já criaram alguns bumper stickers em resposta, como "Support the troops, not the war", ou "Support the Troops, Bring them home now". Tem até um site Anti-Magnet em geral, por considerar o uso dos ímãs inútil e mero exercício de auto-afirmação.