Tuesday, May 03, 2005

Fechem as frronteeirrass, diz Schwarzie

O dublê de ator e governador da California, Arnold Schwarzenegger, tem visto sua popularidade despencar ao nível mais baixo (40%) desde que assumiu o cargo em novembro de 2003 (com mais de 60% de aprovação). Pensou que o governo do Estado seria mais um veículo para seu ego hollywoodiano invencível, e começou a comprar brigas com quem não devia. Primeiro, foi com os sindicatos de enfermeiras, policiais, bombeiros e professores, ao tentar mexer nos planos de pensão e salariais destas categorias. Os sindicatos se uniram em uma campanha constante de anúncios e protestos de rua contra o governador nos últimos dois meses, e foram bem sucedidos o suficiente para ganhar apoio popular e fazê-lo recuar nos cortes pretendidos. Agora, a partir da semana passada, Schwarzenegger provocou revolta entre a enorme população latina da California e progressistas americanos, ao embarcar na campanha racista da direita contra a imigração ilegal. Ele afirmou inclusive ser a favor dos patrulheiros voluntários nas fronteiras do Arizona, os chamados "Minutemen", que são rechaçados até pelo governo Bush como sendo vigilantes. "I say, close the borrrders", afirmou o austríaco Schwarzie, que também chegou aqui como imigrante-turista em 1968. Mas a questão é que o movimento da direita nativista americana tem como alvo os imigrantes não-europeus.

Um billboard (cartaz outdoor) de um canal latino de TV em Los Angeles, que riscava a palavra California (CA) e a substituía por México, provocou a ira dos brancos supremacistas que temem a "latinização" da população americana. Movimentos racistas como o Save Our State e Americans for Legal Immigration PAC (ALIPAC) organizaram um protesto e colocaram uma bandeira americana sobre a palavra "Mexico" no cartaz.

O ataque aos imigrantes sob o véu de "política contra a imigração ilegal e em nome da segurança nacional contra o terrorismo", também já encampado pelo Bill Oh, Really?, quer dizer, O'Rilley, da Fox News, é chamado de racista e política de apartheid até por um proeminente republicano, o Professor de Direito da UCLA e blogueiro Prof. Bainbridge. Afinal, os EUA foram feitos desde o início por imigrantes ilegais, seja da Europa, da Ásia, África ou América Latina, que na esmagadora maioria chegam aqui na esperança de obter trabalho e uma vida decente. Enquanto esse país for o mais rico do mundo, haverá imigrantes chegando. Para entrar legalmente, só quem já vem casado com um americano ou convidado por alguma empresa grande para trabalhar -- uma minoria insignificante dos imigrantes segue esse figurino. Os latinos, especialmente mexicanos, são a grande força de trabalho e diria até a alma da California. Tentar varrê-los daqui não passa de uma tentativa racista de limpeza étnica, e economicamente um equívoco dos grandes. Tomara que o Schwarzie insista nessa burrice e despenque para sempre nas pesquisas de opinião. Hasta la vista, baby!!!