Monday, April 18, 2005

Fábrica de mentiras atropela a Time

É isso que dá colocar como matéria de capa uma das personalidades mais abjetas, mentirosas, racistas e reacionárias da mídia americana, a pundit Ann Coulter. A revista Time, em mais um lamentável equívoco jornalístico, confere relevância a esta mulher que já disse coisas como "bem que o McVeigh poderia ter explodido o prédio do New York Times" ou "Clinton deveria ser impeached ou assassinado", entre outras barbaridades. No ensaio fotográfico que acompanha a matéria, a Time incluiu uma fotografia em que supostos manifestantes contra a Convenção Presidencial Republicana de 2004 carregam um cartaz com a foto de Ann Coulter e a inscrição "Enemy". O detalhe, descoberto pelo blog Attytood e espalhado hoje por toda a blogosfera americana, é que os cartazes eram assinados por um falso grupo chamado "Communists for Kerry", um hoax da direita destinado a atrapalhar a campanha do democrata. Mas os editores da revista não perceberam a óbvia farsa (havia ainda outros cartazes ao lado ironizando os democratas e progressistas) e colocaram como legenda da foto: "Demon and Idol: Protesters blast Coulter at the G.O.P. Convention in New York City last year." Só depois que o blog apontou essa barriga, é que a Time corrigiu sua versão online.

Para quem não conhece, Ann Coulter é figurinha fácil em debates televisivos da Fox News e CNN e em radio talk shows, escreveu best-sellers da direita como "How to talk to a Liberal" e "Treason: Liberal Treachery from the Cold War to the War on Terrorism", em que oferece um cardápio infinito de mentiras deslavadas e calúnias, além de fontes inexistentes. Logo após o 11 de setembro, ela disse: "Nós devíamos invadir seus países, matar seus líderes, e converter todos ao Cristianismo." Em qualquer discussão, seus argumentos são rasos, preconceituosos e esquizofrênicos, mais adequados a uma festa de sorority girls louras embriagadas. Que ela ainda continue falando impunemente na mídia americana, já surpreende; dar qualquer crédito a ela, mesmo que apresentando-a como uma figura "polêmica", como a Time está fazendo, é inaceitável. Se a Time achava que ia conseguir aumentar as vendas apelando para essa matéria de capa, provavelmente se estrepou: na pesquisa do site da revista que pergunta "Does Ann Coulter make a positive contribution to American politics?", a resposta neste momento é de 77% achando que NÃO, e apenas 22,3% dizendo sim.

Infelizmente, Ann Coulter não está sozinha na TV americana, que conta com muitos outros debatedores tresloucados, hipócritas e mentirosos da direita, como Bill O'Reilly, Sean Hannity (Fox), Robert Novak (CNN), e outros que são direita disfarçada de centro, como Wolf Blitzer (CNN). A representação de vozes progressistas ou de esquerda é mínima ou inexistente. Obviamente que isso reflete a tendência ideológica de executivos da TV, mas o novo diretor da CNN, Jonathan Klein, ofereceu uma desculpa completamente esfarrapada sobre isso: "Os progressistas não são raivosos o bastante, e por isso não dão audiência." Como é que é? Nós somos MUITO raivosos sim, a diferença é que não nos deixam mostrar nossa raiva nos programas da TV. Talvez Klein pense assim porque não conheça ninguém realmente progressista, pois em geral, a CNN chama alguém de centro para fazer o papel de esquerda em seus debates.