Thursday, April 21, 2005

Ai, que coisa repetitiva...

Quando comentei ontem com meu colega equatoriano aqui no trabalho sobre a deposição do presidente de seu país, ele não demonstrou qualquer sinal de surpresa ou mesmo indignação. Apenas enfado. Afinal, somente nos últimos oito anos, três presidentes do Equador foram defenestrados. "Já perdi as esperanças com o meu país. É sempre aquela mesma elite corrupta no poder, só estão lá para viver às custas do dinheiro público e para dar empregos e benesses aos seus parentes e amigos". Tentei injetar-lhe uma dose de otimismo, convencê-lo de que mudanças são possíveis através de uma democracia real, imprensa atuante, que o povo equatoriano parece bem politizado e disposto a ir às ruas defender suas reivindicações etc. "It won't change, not in a million years", ele respondeu. "Veja por exemplo, acabei de conversar com minha mãe sobre isso pelo telefone (ela vive em Nova York), sabe qual foi a reação dela? 'Filho, eu conheço o homem que virou presidente, a gente podia tentar entrar em contato com ele, ver se ele nos doa um pedaço de terra...' Acho difícil mudar essa mentalidade." Bem, eu ainda acredito que o povo equatoriano pode achar o seu caminho, mesmo que demore um milhão de anos...

Hoje, nós dois comiseramos com a continuidade desse repetitivo roteiro latino-americano... Gutiérrez irá se exilar no Brasil.