Wednesday, May 04, 2005

Jeb Taleban Bush

O seu sangue já ferveu de raiva hoje? Então me diga se você não sentiu absoluta revolta ao ler essa história que eu vou contar. Jeb Bush, governador da Florida e irmão do preznit, esteve envolvido durante toda a última semana numa batalha judicial tentando impedir uma órfã de 13 anos, grávida, de fazer um aborto. A menina, que vive sob custódia do estado em foster care, havia comunicado o seu desejo de não levar a gravidez adiante à sua assistente social. Depois que o Estado resolveu impedir o aborto na Justiça, a menina disse ao juiz: "Eu não acho que eu deva ter um bebê agora, pois tenho apenas 13 anos, vivo num abrigo e não posso ter um emprego". Ou seja, uma menina de 13 anos parece ter mais maturidade e sabedoria que o imbecil do Governador Bush, que acha mais certo impor a gravidez e maternidade a uma criança. Isso me dá vontade de gritar de ódio. Se eu morasse na Flórida, já teria ido ao palácio do governador protestar e jogar tomates.

Jeb Bush tem tentado interferir judicialmente em uma série de casos particulares (como o de Terri Schiavo) numa cruzada para defender o que ele chama de "santidade da vida". Atribuindo-se o papel de portador da moral e da verdade divina, Jebush se acha no direito de impor um modo de vida à população de seu estado. E, claro, com o aval do seu irmão presidente e de seu partido Republicano podre. Obviamente, eles estão pouco se lixando para a vida e os sentimentos das pessoas envolvidas, e mais interessados no ganho político que terão com eleitores conservadores. O memo do Partido Republicano falando sobre os benefícios políticos que se teria com o Congresso interferindo no caso Terri Schiavo foi apenas uma prova do que já sabíamos. O que eles não esperavam foi a rejeição da maioria do povo americano sobre a interferência dos políticos na decisão judicial sobre a moça em coma. Também não duvido que a radicalização fanática de Jebush na Florida acorde alguns eleitores moderados sobre a ameaça que os neocons representam à liberdade e aos direitos humanos nesse país.

Felizmente, no caso da menina em questão, a Justiça da Flórida anteontem acabou permitindo a realização do aborto, acreditando que ela tinha competência para tomar essa decisão. Jebush apelou da decisão, mas ontem anunciou que estava desistindo dessa batalha judicial. Mas o ditadorzinho não vai parar por aí. Está tentando modificar os estatutos do Departamento de Crianças e Famílias da Florida de forma a impedir a liberdade de menores sob custódia de realizarem abortos.