Friday, May 20, 2005

Olho nele

Ex-sindicalista que não terminou o segundo grau, criança pobre que venceu na vida pelo próprio esforço e se tornou deputado... Assim como o de Lula, o passado do candidato democrata Antonio Villaraigosa, latino que ganhou a eleição para prefeito de Los Angeles essa semana, é visto por uns como virtude, e por outros como defeito. Os conservadores, mesmo latinos, não queriam um prefeito pró-sindicato; para a esquerda e os eleitores mais pobres, o fato de que Villaraigosa conhece pessoalmente a realidade dos barrios pobres de LA foi uma forte razão para votarem nele.

Mas o caminho não foi tão fácil. Na eleição anterior, outro democrata, mais conservador, o branco James Hahn, venceu a prefeitura ao aglutinar o voto dos republicanos ou dos brancos insatisfeitos com o crescimento da influência latina na cidade (hispânicos são 48% da população, embora muitos ainda sejam ilegais e representem apenas 23% dos eleitores registrados). Mas a estratégia mais cruel de Hahn foi tentar jogar a população negra contra os latinos. Como a imigração mexicana a Los Angeles é muito forte, Hahn incitou nas comunidades negras mais pobres uma revolta contra os latinos, que estariam tomando conta do mercado de trabalho. Hahn já tinha alguma penetração no eleitorado negro porque seu pai fôra um ativista em direitos civis. Mas este ano, Villaraigosa conseguiu derrotar a estratégia racista e unificar latinos, negros e brancos em torno de sua candidatura. "I intend to be a mayor for all Los Angeles," Villaraigosa, 52, said, after expressing pride in his Mexican heritage. "In this diverse city, that's the only way it can work."

Villaraigosa é o primeiro prefeito latino de Los Angeles em 133 anos (em 1872 nem conta, porque a cidade era apenas um lugar empoeirado na fronteira Oeste, com cerca de 5 mil habitantes). Seu sucesso nesta eleição o alça como um dos principais nomes do partido na esfera nacional. Quem sabe ele se torna um futuro candidato à Casa Branca, e os Estados Unidos poderão contar, como o Brasil, com um ex-sindicalista na presidência. No mínimo, ele se torna o nome mais viável para derrotar Schwarzenegger na próxima eleição para governador da California.