Monday, May 09, 2005

Blogs informativos x mesa de bar

Eu hesitei em comentar essa coluna do Pedro Dória porque cita o meu blog, mas já vi que a discussão começou a rolar no Soy Loco por Ti, também citado, e no Intelligentsia, então resolvi continuar o debate. Eis um trecho do texto de Dória:

"E, no entanto, apesar de em grande número, o grosso dos blogs brasileiros continua ainda nesta fase: uma grande conversa de bar. Na segunda colocação, e são muitos, há também os blogs literários, de escritores que já se lançaram ou querem se lançar pela rede. Não há nenhum problema nisso, cada um escreve sobre o que quer. Mas são raríssimos, contam-se nos dedos, os blogs informativos. O porquê é um mistério."

Para Luiz, do Soy Loco por Ti, blogs informativos não têm que ser feitos exclusivamente por jornalistas, "mas esses é que tenderiam a começar o processo, por terem treinamento pra isso". No entanto, a maioria dos jornalistas brasileiros, que trabalham horas longas e estressantes, dificilmente estariam dispostos a se dedicar a um blog intensivo e diário nas suas poucas horas livres. A possibilidade de deixarem seus empregos tradicionais e se sustentarem trabalhando apenas no blog, como alguns jornalistas-blogueiros americanos estão fazendo, aqui também seria mais difícil -- o menor número de leitores de blogs políticos brasileiros talvez não possibilite ainda uma renda alta com anúncios. Mas eu acho que há um bom número de jornalistas freelancers ou assessores de empresa com carga horária mais leve, que poderiam dar conta do recado.

Tanto André Lopes do Intelligentsia quanto Luiz, ao contrário de Dória, acreditam que já há muitos e bons blogs informativos na blogosfera brasileira (ou blogoseira, como diz o Smart, um que faz um ótimo blog informativo e não foi citado nessa coluna do No Mínimo.) Bem, o meu blog foi citado como sendo informativo, mas confesso que dependendo da semana, o ingrediente "mesa de bar" fica mais forte no mix do Stuck in Sac... Senti-me até culpada ao ler a coluna, putz, de repente não estou cumprindo o meu papel como devia, resvalando às vezes para posts pessoais, mas de qualquer forma sempre busco colocar um link informativo ou uma opinião política em cada entrada diária.

Com a palavra, os ilustres leitores.