Wednesday, May 11, 2005

Conservadorismo como problema psicológico

"O conservadorismo como patologia - Eleitores de Bush são literalmente insanos?"

Esse divertido artigo da Slate comenta um estudo americano sobre o que leva um ser humano a adotar posturas conservadoras. O colunista Timothy Noah se interessou pelo texto para tentar entender o que leva pessoas da classe trabalhadora a votarem em Bush, embora sua situação financeira só tenha piorado, e o governo tenha como um dos pilares de sua política econômica o alívio de impostos para os ricos.

A base psicológica para o conservadorismo seria a busca de formas de superar grandes medos, ameaças e incertezas, além de uma intolerância à ambigüidade -- não é à toa que isso encontra eco nas classes baixas americanas, e o governo Bush conseguiu vencer a eleição na base do fear-mongering ("Scary Kerry", "Se Kerry ganhar vai haver um ataque terrorista", "Quem está contra mim está contra os EUA", "Eles são evildoers" e assim por diante). Pessoas intimidadas pelo desconhecido, pelo diferente, e que costumam ver tudo preto no branco, tenderiam a ser mais suscetíveis ao discurso de políticos reacionários.

O estudo, chamado "Political Conservatism as Motivated Social Cognition", enfureceu os republicanos nos EUA, e eles ficaram ainda mais tiriricas quando souberam que o estudo tinha sido em parte financiado por institutos federais de pesquisa (NSF e NIH).