Thursday, May 12, 2005

Os homens que dizem sim

Foram eles que levaram George W. Bush a proferir sua infame frase "There ought to be limits to freedom." The Yes Men, dois militantes anti-globalização, anti-corporate crap, fizeram durante a campanha de 2000 o site gwbush.com, que era uma cópia perfeita do site oficial republicano, só que com mensagens sarcásticas de crítica pesada a Dubya. A partir disso, eles resolveram fazer um spoof do site da Organização Mundial do Comércio (WTO). Tanta gente acredita ser esse o verdadeiro site da WTO, que os Yes Men já foram convidados para dar várias conferências para organizações comerciais e universidades em várias partes do mundo. Em vez de admitir que o site é um hoax e negar o convite, os pranksters americanos Mike Bonnano e Andy Bichlbaum preparam suas palestras e viajam de bom grado à Áustria, Finlândia ou Austrália vestidos como um típico executivo da WTO. Nessas apresentações, em vez de fazerem críticas explícitas à globalização ou à exploração dos trabalhadores do Terceiro Mundo, The Yes Men apresentam, na maior cara dura, idéias ultrajantes que acreditam ser o verdadeiro objetivo das grandes corporações internacionais e dos países ricos, cujos interesses são defendidos pela organização. O objetivo deles é desafiar a platéia (será que vão se indignar, ou vão aceitar uma apresentação que defende a reciclagem de merda para hambúrguer, ou que a escravidão não devia ter sido abolida por lei, mas sim pela evolução natural do mercado capitalista, como sendo realmente idéias possíveis?) Bonnano e Bichlbaum chamam seu trabalho de "correção de identidade", ou seja, eles são impostores que estão mostrando a verdadeira identidade dos sujeitos que imitam.

Talvez não seja surpreendente que muitas dessas platéias considerem legítimos os projetos fake da dupla, como a teoria do Acceptable Risk, determinando o índice de mortes aceitável por uma empresa quando se tenta atingir o máximo de lucro. Na pele de falsos representantes da Dow, The Yes Men foram aplaudidos por banqueiros ingleses há um ano atrás, quando apresentaram essa teoria numa palestra, munidos inclusive de um esqueleto dourado chamado Gilda. O convite a essa palestra foi feito através de outro site falso deles, o dowethics.com, que também enganou a BBC inglesa. Bichlbaum, que já tinha aparecido no canal americano CNBC falando absurdos na pele de um suposto relações públicas da WTO após os protestos na Itália anos atrás, aparece na televisão inglesa, desta vez, como Jude Finisterra, "porta-voz" da Dow, em novembro de 2004, no aniversário de 20 anos do acidente de Bophal, provocado pela Union Carbide (sub da Dow). Finisterra afirma então, na entrevista ao vivo, que a Dow "assume total responsabilidade pelo acidente e pretende limpar a área e compensar as vítimas". Só duas horas depois a verdadeira Dow soube da falsa entrevista e desmentiu essa afirmação, sendo obrigada a dizer que "a Dow não vai compremeter NENHUMA soma de dinheiro para compensar e tratar as vítimas que precisarão de cuidados médicos para o resto da vida, o compromisso da Dow é com seus acionistas" (as ações da Dow caíram depois que Finisterra afirmou que 12 bilhões seriam dedicados à reparação do local e das vítimas) etc.

Quem estiver curioso em saber mais sobre a audaciosa dupla e seu time de colaboradores, pode visitar os links acima ou ver o divertido documentário The Yes Men, já disponível em DVD no mercado americano.