Thursday, June 02, 2005

Stuck in Baltimore: Indiferença Profunda


Michael Jackson deu sorte. Por alguns dias, o público e, especialmente, a mídia esqueceram do fetiche nacional que seus problemas legais viraram. Tudo graças à divulgação de quem era 'Deep Throat' (ou 'Garganta Profunda'), pela família do próprio dedo-duro. Esse era o codinome do funcionário do governo que dedurou as trapaças do Presidente Richard Nixon (vulgo, 'Dick') e do seu partido durante as eleições de 1972. Eventualmente, o escândalo acabou derrubando-o, antes que ele sofresse um vergonhoso impeachment.

Muito escreveu-se sobre a verdadeira identidade do informante, que fez a fama dos repórteres com os quais teve contato e produziu até filmes célebres. Essa pessoa era Mark Felt, o chefão número 2 do FBI da época. Já idoso, pode se estipular as verdadeiras razões pelas quais seu nome apareceu agora. Incluindo aí sede de notoriedade, ganância financeira da família ou simples vontade de contar um dos maiores segredos da política americana. O fato é que a mídia caiu encima: liberais o chamaram de herói e conservadores o definiram como traidor (incluindo, obviamente, aqueles que foram condenados graças às ações do 'Garganta Profunda'), além de toda uma montanha de análises entre um e outro ponto de vista.

Inegavelmente, as decisões de Felt feitas à mais de 30 anos atrás mudaram para sempre a história americana (independentemente do que se pense dele). Por outro lado, a revelação tende à fazer com que o caso perda um pouco da graça. Afinal, o que é Mark Felt hoje, além de um gentil idoso de 91 anos? Teria ele agido sozinho? Se toda a téia que conspirou contra as canalhices de Nixon não for exposta, de que adiante juntar um nome real à 'Deep Throat'? O que significa esta história no contexto atual, quando a mídia está acuada entre acusações de ser tendenciosa demais (para os dois lados), falta de profissionalidade e descaso com a verdade (como bem apontou Pedro Dória, do Nominimo)? Pra mim, a únicas conclusões dessa história toda é que, primeiro, eu preferiria muito mais saber com 100% de certeza quem esteve por trás do assassinato de John Kennedy. E, segundo, que os filmes pornôs de antigamente eram muito mais toscos do que eu pensava.

by Fernando.

PS = Entre 'Dicks' e 'Deep Throats', a trégua à Michael Jackson durou pouco, já está todo mundo salivando atrás dos próximos sórdidos detalhes.