Tuesday, March 29, 2005

Seria ele o nosso Jayson Blair?

O repórter Osmar Freitas Jr., da IstoÉ, conta todo prosa que entrevistou Woody Allen durante um jantar íntimo para 6 pessoas, no apartamento do cineasta. Descreve vagamente a festa, e o grosso da matéria é uma entrevista em formato Q&A sobre o novo filme de Allen, Melinda & Melinda. Osmar diz que Woody teria se recusado a gravar entrevista, mas aceitado que o repórter anotasse tudo no papel.

Depois de ter uma sensação de dejà vu ao ler a matéria, o blogueiro Renato Parada descobriu que algumas das perguntas e respostas obtidas por Osmar para as páginas vermelhas da IstoÉ são tradução literal de uma entrevista que ele já tinha lido antes em inglês, no site Suicide Girls. (Pedro Dória ajudou a divulgar esse achado sensacional do coleguinha de Campinas.)

A dúvida que fica é se a matéria de Osmar é toda uma "recortagem" e a festa nunca existiu, ou se ele realmente foi ao tal jantar, mas não conseguiu anotar material suficiente para preencher o espaço das páginas vermelhas e complementou com uma pesquisa no Google. De qualquer forma, a cópia de outra matéria mascarada como entrevista exclusiva é o cúmulo da falta de ética e profissionalismo. O Osmar vai ter muito o que explicar. Nossa, o vexame é tão grande que já estou até com pena dele.

Agora, veja se você concorda comigo. Imagine que você é um jornalista e tem a oportunidade única na vida de poucos mortais de estar na CASA do Woody Allen, frente a frente com esse homem que é um ícone de Hollywood, uma personalidade curiosíssima e super controversa, numa festa íntima com ele e seus amigos. O resultado dessa sua matéria seria, por acaso, uma longa Q&A divulgando o novo filme do diretor (que parece nem ser lá essas coisas), ou seria um perfil exclusivo do Woody Allen, com sua aguçada observação pessoal, contando desde detalhes da decoração do apartamento, a música que tocou na festa, até gestos mínimos que contradigam a fala do entrevistado? Ele fez algum comentário self-deprecating, era amável ou implicante com os amigos? Como era o sapato que ele estava usando, era velho, desamarrado? Ou seu traje era metodicamente tidy, e ele usava um perfume sofisticado? Que livros estão na estante, que quadros na parede? As fotografias de família ou toques femininos na decoração mostravam a presença forte da mulher/ex-enteada Soon-Yi? Como é o cheiro da casa dele? Pra mim, se o cara tá num jantar íntimo na casa do Woody Allen, fazer disso uma entrevista Q&A de divulgação de filme é um equívoco editorial, talvez explicado pelo fato de que essa festa talvez nunca tenha existido mesmo. Again, o ônus da prova está com o Osmar.