Monday, July 18, 2005

Costco cresce pagando bons salários

A supercadeia de lojas Wal-Mart é odiada por trabalhadores organizados e por progressistas em geral, por suas práticas de salários injustos, péssimos benefícios e perseguição a sindicatos, apesar de ser a maior empresa do mundo. Os executivos da Wal-Mart alegam que o setor de retail não tem condições de crescer pagando bons salários, como aconteceu, por exemplo, com as empresas automobilísticas americanas nos anos 50. Mas aí vem outro gigante do retail americano, a Costco, para provar que essa justificativa da Wal-Mart é simplesmente bullshit. O presidente da Costco, Jim Sinegal, acha que é um excelente negócio pagar bons salários e oferecer bons benefícios a seus funcionários, e ao mesmo tempo manter os preços baixos ao consumidor. Ao contrário da Wal-Mart, as taxas de turnover e de furto de produtos por parte dos empregados da Costco são baixíssimas. "E os fregueses da loja permanecem leais porque sabem que os preços baixos não acontecem às custas de exploração dos trabalhadores." Isso é verdade; eu e muitas outras famílias que conheço boicotam a Wal-Mart por suas práticas ilegais e desleais contra os trabalhadores e também contra lojistas locais e menores.

Jim Sinegal se recusa a seguir os conselhos de Wall Street para reduzir salários e benefícios ou então aumentar os preços. "Eles estão interessados apenas em fazer dinheiro entre hoje e quinta-feira. Eu quero construir uma empresa que ainda estará aqui daqui a 50, 60 anos." Por enquanto, a estratégia de Sinegal está dando certo não só junto a consumidores, como também com os acionistas. O preço das ações da empresa na bolsa subiram 10% nos últimos meses, enquanto as da Wal-Mart caíram 5%.

O salário médio de um empregado da Costco é de 17 dólares por hora, o dobro do salário mínimo, e 42% a mais do que seu competidor, Sam's Club (subsidiária da... Wal-Mart). No momento, a Costco tem mais da metade do mercado das cadeias que vendem produtos em bulk (quando você compra uma caixa com um montão da mesma mercadoria). A Sam's Club detém cerca de 40%, mas está louca para derrubar a Costco, alegando que seus preços são ainda menores. Sinegal dá de ombros para a propaganda da Sam's Club, pois diz que os produtos da Costco são de muito mais alta qualidade. Bem, da minha parte, eu sou fã da Costco e não colocarei meus pés no Sam's Club jamais. Mesmo para quem não quer comprar em bulk, a Costco oferece coisas excelentes como frango já pronto, tortas deliciosas, móveis, eletrodomésticos, livros, roupas e outros artigos num preço bem mais baixo que as lojas comuns.