Monday, June 27, 2005

Para convencer os tolos

Fiquei chocada. Ele ficava com uma cara de idiota e levava um tempo para responder perguntas dos jornalistas. E quando respondia, se enrolava ou parecia mentir. Como é que pode ter gente que confia e vota nesse homem?
(Minha sobrinha Stephanie, americana de 11 anos, depois de assistir pela primeira vez a uma entrevista coletiva de George W. Bush em cadeia nacional, no último Memorial Day).

Ela pode não conhecer nada de política, mas Stephanie mostra que não precisa ser um gênio ou a pessoa mais bem informada do mundo para perceber que Bush e sua administração stink. Basta um pouco de common sense.

Agora, Dubya e sua máquina marketeira estão lançando mão de mais um recurso apelativo para tentar reverter a queda vertiginosa em sua popularidade: amanhã, Bush estará na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, usando uma claque de soldados como pano de fundo de um discurso para tentar convencer os americanos que os EUA estão no caminho certo na guerra do Iraque. Isso quando até dentro do Partido Republicano começam a crescer as críticas contra o gerenciamento do conflito na terra de Saddam. O Senador republicano de Nebraska Chuck Hagel chegou a afirmar com todas as letras que os Estados Unidos estão perdendo a guerra no Iraque, e teme que este se torne um fiasco ainda maior que o do Vietnam (onde lutou e voltou ferido duas vezes).