Wednesday, June 22, 2005

Cruise: loucura ou marketing?

É bonito ver um homem apaixonado, sem qualquer pudor de demonstrar publicamente a admiração pela mulher amada. Porém, há um momento em que isso deixa de ser cute para se tornar ridículo. Mesmo quem mora no Brasil pôde ver, semana passada, via GNT, o Tom Cruise pateticamente saltando no sofá da Oprah e depois caindo de joelhos, braços abertos, enquanto declarava "I'm in love", para o delírio da platéia de desperate housewives.

Eu já tinha comentado aqui no Stuck, logo que Tom Cruise, 42 anos, e Katie Holmes, 26, anunciaram seu romance ao mundo, que o casal não tinha nada a ver. O problema não é a diferença de idade, mas o fato de Katie Holmes ter aquela imagem de adolescente recém-saída de Dawson's Creek, e namoradinha firme de um ator igualmente verde, de filmes pipoca tipo American Pie. Cruise, por outro lado, surgiu no início dos anos 80 com filmes dirigidos a um público adulto e já ligado a uma atriz madura, Mimi Rogers, mais velha que ele. Depois dela, veio o casamento com o mulherão Nicole Kidman, e o romance com a quentíssima Penélope Cruz - ambos iniciados no calor dos sets de filmagens. Já a ligação entre Cruise e Holmes parece contrived, surgida do nada. A versão conhecida é que o agente dele ligou para o agente dela já marcando um encontro.

Granted, os dois atores são lindos, milionários, e nada os impede de se apaixonarem de verdade. Mas não é uma estranha coincidência que este noivado relâmpago - em que Tom Cruise propõe casamento para ela no topo da Torre Eiffel, para em seguida anunciar o feito em entrevista coletiva aos jornalistas e papparazzi parisienses - acontecer justamente quando ele está promovendo seu novo filme dirigido por Spielberg, War of the Worlds, e ela estreando em Batman Returns?

Das duas uma, ou Tom Cruise pirou numa crise de meia-idade e resolveu agir de forma mais tola que um adolescente de 16 anos, ou esse conto de fadas nada mais é que um golpe de relações públicas da dupla. Para 62% dos leitores da People (que não são exatamente as pessoas mais céticas do planeta) o romance não é genuíno. Mesmo assim, todos estão curiosos para saber qual será o novo stunt do herói de Top Gun.

Não deixem de ler o excelente (como sempre) artigo de Frank Rich, do NYT, comparando o romance de Cruise com outras fake news produzidas pelo Governo Bush, e com o programa de rádio produzido por Orson Welles baseado justamente na história de War of the Worlds. Também está ótima a matéria de Jack Shaffer na Slate, comentando como o romance TomKat subverte até a fórmula clássica das revistas de fofocas.