Saturday, April 16, 2005

O mistério do dedo ao molho de Chili

Anna Ayala estava comendo um ensopado de chili num restaurante de fast food Wendy's em San Jose, California, dia 22 de março, quando de repente deu um escândalo. Encontrara um pedaço de dedo no meio da comida. O caso foi manchete em todo o país -- o que parecia uma lenda urbana, ou um pesadelo total, havia acontecido: o dedo estava já em poder da Polícia, para análise. Mas quando a investigação policial não conseguiu achar qualquer provas de que algum funcionário da Wendy's ou de seus fornecedores teria perdido o dedo durante a produção do chili, as suspeitas de que o dedo teria sido colocado na comida intencionalmente começaram a recair sobre a própria Anna, que poderia estar interessada em arrancar uma indenização da cadeia de fast food. Moradora de Las Vegas, ela já tinha entrado com vários processos contra grandes empresas, incluindo a General Motors, onde trabalhou, e a rede de fast food mexicana El Pollo Loco, alegando que sua filha ficara doente com a comida de lá. Obviamente, ela já tinha um advogado acionando a Wendy's em San Jose, mas desistiu da queixa depois que a Polícia começou a investigá-la, a partir de um mandado de busca em sua própria casa.

Enquanto isso, a rede Wendy's tem perdido fregueses. A queda das vendas em todo o país levou a empresa a demitir funcionários e reduzir a jornada de trabalho dos demais. Desesperada para salvar a sua reputação, Wendy's (cujo dono, um simpático velhinho que sempre aparecia nos anúncios da TV, morreu ano passado e não precisou passar por esse desgosto) também contratou detetives particulares para investigar o caso. Os empregados têm passado sem problemas por todos os testes de mentira e interrogatórios. Ontem, a Wendy's anunciou uma recompensa de 100 mil dólares para quem tiver informação sobre quem seria o original dono do pedaço de dedo encontrado no meio do chili.

Ao que parece, o dedo é de mulher. A unha é longa e pintada. Mas até agora, as pistas que vêm chegando de todo o país sobre pessoas que teriam perdido dedos, não têm levado a lugar nenhum. A impressão digital também não bate com nenhuma no arquivo nacional da polícia. O mistério continua. Seja quem for que plantou o dedo no meio do chili, teria encontrado o dedo em algum cadáver, ou teria também cometido assassinato? Chamem o Grissom para resolver esse caso!

Update em 22 de Abril: A Polícia já prendeu Anna Ayala por considerá-la autora do hoax contra a Wendy's. No entanto, a acusada continua alegando inocência, e ainda não se sabe a origem do dedo.