Monday, July 18, 2005

Freak!


Tom Cruise cumprimenta um "oficial" da Sea Org,
marinha fajuta criada pela Cientologia.
Posted by Picasa

Eu já tinha me perguntado aqui se as recentes pagações de mico do Tom Cruise seriam futo de loucura ou pura promoção para seu novo filme. Quem matou a charada foi um dos leitores do Stuck, o Marcos Messer: Tom Cruise está agindo de forma estranha porque segue fanaticamente o culto da pseudo-religião Cientologia. Criada por um charlatão megalômano chamado L. Ron Hubbard - falecido em 1986 e reverenciado como um gênio bondoso pelos seus seguidores - a Cientologia afirma que a vida humana na Terra começou a partir da invasão de extraterrestres patrocinada por um warlord malvado chamado Xenu. Além dessa mitologia risível, a Cientologia é baseada em grande parte em técnicas de auto-ajuda desenvolvidas por Hubbard nos anos 50, a chamada Dianética. Dentro dos domínios da Cientologia, Hubbard se arvorou a criar sua própria forma de psiquiatria, ciência nuclear e até uma marinha fajuta, a Sea Organization. Seria cômico, se não fosse o fato de milhares de incautos estarem dando todo o seu dinheiro para a Cientologia, ou até mesmo destruindo suas vidas por se submeterem às formas de tratamento mental disseminadas pelo culto, que rejeita até as drogas psiquiátricas para males sérios como depressão e psicoses. Há poucas semanas, Tom Cruise foi motivo de chacota e indignação nos EUA, ao falar mal de Broooke Shields porque ela defendia o tratamento da depressão pós-parto com os remédios adequados. Confrontado pelo âncora da NBC Matt Lauer, Cruise enfureceu-se: "Matt, você não conhece a história da psiquiatria; EU conheço." Brooke Shields respondeu com elegância em editorial no New York Times, corajosamente admitindo suas tentativas de suicídio durante a depressão pós-parto, e reafirmando que os remédios salvaram a vida dela e de seu bebê. Ela nem se importaria em ser alvo da tresloucada crítica de Tom Cruise, não fosse o fato de que isso poderá prejudicar a vida de muitas famílias que possam sofrer do mesmo problema e acreditar na opinião do ator sem-noção.

E agora, Tom quer arrastar sua jovem noiva Katie Holmes para o culto. Contratou, segundo fontes bem informadas em Hollywood, uma Cientologete da mesma idade de Katie, Jessica Rodriguez, para segui-la em suas viagens, e mantê-la no "bom caminho". Quando um repórter as vê juntas, a moça diz que é a melhor amiga de Katie, embora elas se conheçam há menos de dois meses. Katie, filha de católicos, já se declara convertida à invenção de Hubbard: ""Yes, I am taking classes and I'm really excited about it. I have looked into it myself and I really like it and I think it's really wonderful I feel like I'm bettering myself". Tolinha...

Outras celebridades que se deixam engabelar pelos ensinamentos de Hubbard: John Travolta, Lisa Marie Presley, e pasmem, o otherwise cool cantor Beck. Apesar das freqüentes denúncias e até processos e investigações de governos contra a organização, a Cientologia continua ganhando adeptos com a publicidade fácil que consegue através de Tom e seus colegas de Hollywood. John Travolta mesmo produziu e atuou num filme baseado num livro de ficção científica de Hubbard, uma bomba chamada Battlefield Earth.